sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Agostinho dos Santos e Milton Nascimento, 1967


A foto tirada em 23 de outubro de 1967 é histórica. Na verdade, um divisor de águas na carreira de Milton Nascimento. Nela, o cantor carioca é abraçado por Agostinho dos Santos na final do II Festival Internacional da Canção, no Rio. “Agostinho inscreveu à minha revelia três músicas no festival”, relembra.

Milton havia se decepcionado com seu desempenho num festival no ano anterior, o Berimbau de Ouro, e prometera a si mesmo jamais participar de outro concurso de música. “Agostinho queria tirar isso da minha cabeça e, um dia, chegou e disse que ia fazer um disco e precisava de três músicas para, junto com o produtor, escolher uma”, conta. “Gravei Morro Velho, Maria Minha Fé e Travessia, que, ao invés de colocá-las num disco, Agostinho inscreveu no festival escondido de mim.” O resultado: as três músicas foram classificadas, Maria Minha Fé na voz de Agostinho, e as outras duas com Milton. Travessia acabou ganhando o segundo lugar do festival e é até hoje a música mais popular do cantor. Milton Nascimento ainda levou outro prêmio, o de melhor intérprete do festival de 1967. “Ele é o responsável por tudo. Sem ensaiar, ele foi meu padrinho musical. Que ele esteja no lugar que merece”.

-------------------------------------------------------------------------------------
(Comentário Thiago dos Santos)

- Vou Aproveitar essa matéria pra fazer um post de um disco de 1967 aonde meu vô gravou A própria Travessia do Milton, Ponteio ( famosíssima) , e Sim Pelo Não com participação especial de ( Beth Carvalho)

Agostinho Dos Santos - Música Nossa [1967]

Faixas:
01. Festival Da Canção (Ronaldo Boscoli - Erlon Chaves)
02. Travessia (Milton Nascimento - Fernando Brant)
03. Ponteio (Capinan - Edu Lobo)
04. Oferenda (Lenita - Luiz Eça) Participação: Beth Carvalho
05. Cantador (Nelson Motta - Dori Caymmi)
06. Combatente (Walter - Teresa Santos)
07. Eu E A brisa (Johnny Alf)
08. Maria, Minha Fé (Milton Nascimento)
09. Carolina (Chico Buarque)
10. Bom Dia (Gilberto Gil - Nana Caymmi)
11. Caminhada (Tibério Gaspar - Antônio Adolfo)
12. Sim Pelo Não (Alcivando Luz - Carlos Coquejo) Participação: Beth Carvalho
13. Margarida (Guarabyra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário